Que o estado de Santa Catarina é um dos mais atrativos do país, todos sabem. Cidades turísticas, desenvolvidas, onde passamos de um verão quente à neve no inverno, belas praias, lindas serras… E por aí vai. Mas agora, com a nova edição do ranking de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) da ONU, os municípios catarinenses apareceram diversas vezes na lista das 50 melhores cidades para se viver no Brasil.
Vamos a elas:
3ª: Florianópolis
5ª: Balneário Camboriú
8ª: Joaçaba
21ª: Joinville
22ª: São José
26ª: Blumenau
27ª: Rio Fortuna
35ª: Jaraguá do Sul
36ª: Rio do Sul
39ª: São Miguel do Oeste
44ª: Concórdia
São três cidades no “top 10” e 11 aparições entre as 50 primeiras – todas estas em um nível de desenvolvimento considerado “muito alto”. Fora outras que ainda estão bem próximas deste pelotão de frente – até a centésima posição temos Itapema, Brusque, Iomerê, Itajaí, Treze Tílias, Chapecó, Luzerna, Criciúma e Porto União, categorizadas em um nível “alto”.
No ranking estadual, Santa Catarina fica em terceiro lugar, atrás apenas do Distrito Federal e São Paulo.
Dados muito legais, que por um lado devem nos dar orgulho de nossas cidades, mas ao mesmo tempo nos trazem uma grande responsabilidade, pois mesmo sabendo que estamos em um nível mais alto de desenvolvimento do que outros locais, sabemos também que ainda há muito a melhorar.