Algumas bandas ou artistas tem o certo dom de traduzir sentimentos do público em suas músicas. Amor, amizade, alegria, insatisfação, revolta… Tudo pode virar letra e melodia.
A banda John Bala Jones, de Florianópolis, recentemente teve a felicidade de gravar uma música que tem muito a ver com o momento que o Brasil vive nas últimas semanas, com grandes protestos por parte da população em busca de melhorias para o país. Porém, a música não foi preparada para este momento. Por incrível que pareça, ela existe há mais de uma década.
Escute aqui o novo som do John Bala!
A música, originalmente intitulada “América do Sul”, foi composta em 1999, na época da produção do primeiro CD da banda, homônimo, que apresentou ao público sucessos como “Na ladeira”, “Chuva” e “Ei, Moleque”, que teve clipe rolando em rede nacional.
O compositor da música, Giulio Giacomazzi, lembra que apesar de fazer quase 15 anos, o sentimento desta letra já era parecido com o que se vive hoje. “Sempre rolou este sentimento nas minhas composições e nas músicas da banda, desde o princípio a gente tenta passar uma ideia de mudança ou ao menos fazer quem escuta refletir sobre algum assunto”.
O curioso mesmo é o momento da gravação do “novo” som. “A gente já vinha trabalhando a música, no nosso ritmo de produção, que não é tão rápido”, conta Giulio, que é percussionista da banda. “Realmente foi uma coincidência ela estar praticamente finalizada quando começaram a rolar os protestos”. Casou o tempo certo de colocar a obra à disposição do público.
Mais de uma década de estrada
O John Bala Jones já tem 13 anos de carreira e nunca parou. Para o guitarrista Fernando ‘Filhote’, porém, o desafio que ameaça um pouco a atividade de qualquer banda hoje em dia é o momento que a indústria musical passa. Ele cita como fatores principais o estilo das músicas que a mídia consome e a estrutura das casas noturnas.
“A maioria das casas não possui estrutura para receber uma banda de porte médio ou grande. Muitos lugares tem espaço só para DJs, o que torna ainda mais difícil viabilizar um show”.
Por outro lado, o crescimento da internet trouxe novas possibilidades. Apesar do grande volume de conteúdo que a rede oferece, a banda vem se adaptando há alguns anos e tem hoje como principal ferramenta de divulgação o Facebook. “Sabemos da grande importância das redes sociais. Cada vez mais procuramos uma forma para interagir e criar um novo tipo de comunicação, mais rápida e dinâmica”, conta Fernando.
Pelo Facebook o John Bala divulga fotos de shows, vídeos, músicas e inclusive mantém contato direto com os fãs via chat. Com esta constante evolução, a banda segue fazendo seus shows, produzindo material, mantendo um público fiel e conquistando sempre mais admiradores. “Por onde tocamos sempre somos bem recebidos”, diz, satisfeito.
E, com certeza, continuarão sendo. O som não pode parar!
Nas redes:
Contato para shows: (48) 99630250 / 84012648 – Agência 048